Paramahansa Yogananda
Paramahansa Yogananda
Este magnifico Ser nascido na India em 5 de Janeiro 1893, e faleceu em 7 de março de 1952 nos Estados Unidos, foi exemplo de vida no que se diz as suas atitudes, palavras, gestos, bondade, ensinamentos, e a pratica da Krya Yoga.
Desde muito novo seu pai o colocou em uma instituição para receber ensinamentos de seu guru o Senhor Sri Yukteswar. Aprendeu as técnicas de meditação, yoga, estudou a Bhagavad Gita, entre outros estudos.
Seu guru o Yukteswar foi aluno do Guru Lahiri Mahasaya e este consequentemente foi aluno do grande Guru Babaji.
O nome de nascimento de Yogananda era Mukunda Lal Ghosh, mas devido ao seu crescimento espiritual dentro da Krya Yoga, foi “batizado” de Paramahansa Yoganada, o que significa bem aventurança (ananda), por meio da união divina (Yoga).
A poderosa meditação através da Krya Yoga, recebemos através do nosso chakra coronário a energia Krya (fluido cósmico universal; prana) onde descendo através do bulbo raquiano e coluna vertebral, ativa todo nosso sistema nervoso, molecular, celular atraindo a saúde plena.
Levou os conhecimentos para o ocidente, onde morou ate a sua morte nos Estados Unidos, onde criou em Los Angeles a Self-Realization Fillowship, uma instituição que ate hoje inicia adeptos da Krya Yoga.
Escreveu vários livros e textos importantíssimos para ajudar em nossa evolução.
Um fato curioso dentre tantos fatos deste querido mestre e guru, foi o do seu desencarne. Quando Yogananda teve consciência que sua tarefa e jornada terrena tinha se concluído, ele então resolveu desligar-se do corpo. Na época com 60 anos aproximadamente era extremamente saudável, forte e robusto, pois através das técnicas de meditação e Yoga que utilizava diariamente desde criança aliada a uma boa alimentação, era muito saudável e não disponha de doença alguma. Chamou seus discípulos e disse que chegara o grande momento de seu desenlace carnal, e assim aconteceu, ele entrou em meditação profunda e desligou seus laços com o corpo físico, tudo dentro de uma serenidade e tranquilidade muito grande. Seu corpo físico além de ser velado nos Estados Unidos também o foi na India, por vários dias, tendo relato que seu corpo exalava cheiro de rosas.
Sem duvida nenhuma foi um exemplo para nós todos, humilde, inteligente, estudioso, escritor e uma paz que exalava de seu semblante sempre alegre e jovial.
Um dos livros de cabeceira que devemos todos ler dele é Autobiografia de um Iogue.